Single Blog Title

This is a single blog caption

Blog

Do Assédio aos Carros Autônomos: é necessário um mundo Women Friendly

Começam a surgir nos noticiários nacionais informações sobre assédios sexuais a mulheres pelos Ubers, mas isto não é apenas um privilégio brasileiro. Outro países já tiveram e ainda tem os seus episódios que viram manchetes de jornais on lines, estatísticas e por vezes casos de polícia.

Não pensemos que este negócio se dá apenas no Uber, infelizmente este tema é recorrente, seja nos taxistas, empresas, hotéis, universidades, etc. Levante as mãos para o céu a mulher que não levou em algum momento da vida um “cantadinha”, ou mesmo um chamado de “princesa”. Parece brincadeira, mas o assunto é sério.

Diante deste cenário, Uber, Lyft e Cabify e outros players deste jogo de transporte colaborativo precisam estar atento ou criarem mecanismos Women Friendly. Há noticias que dizem que o Uber criou o Uber Rosa, assim como tem-se o Uber X, Poll, Bag, etc; bem como o Lyft que já adota o pink para proteger suas passageiras.

Na corrida pelo segmento de mercado Women está a novíssima startup See Jane Go, com um estilo e cara Francesa, mas com toda a tecnologia e modelagem do Vale do Silício. Um Uber de mulheres para mulheres, criado por Kimberly Toonem, com a missão “Moving women forward” (Mover as mulheres para frente).

Na perspectiva da gestão e do posicionamento das empresas frente aos segmentos de mercado, todas as vezes que algo acontece, criando um possível problema para as organizações, esta necessitam de forma imediata reverter a situação, concertando o que foi feito de forma inadequada, assumindo a responsabilidade, ou criando novos nichos de negócio, na busca de solução de um problema para evitar a criação de problemas semelhantes.

No caso de assedio por motoristas as mulheres, cria-se o Uber Rosa, ou importem o See Jane Go, ou criem de forma abrasileirada o “Mulher no Volante” (boa dica para as empreendedoras cor de rosa), o que não pode-se aceitar é que em pleno Século XXI ainda temos este tipo de comportamento. Bem, nestes últimos tempos, aquilo que se pensava impossível ou imprevisto começa a se tornar algo corriqueiro, demonstrando que além de o mundo estar mudando, padrões e tendências são coisas que não são tão confiáveis.

google-car

Para o final deixei aquilo que para os reles mortais brasileiros ainda parece um mundo muito distante. Os carros autônomos do que o Google vem testando, então mesmo que para alguns está história de assedio seja um mi-mi-mi, que na minha visão não é tão assim, as mulheres daqui algum  tempo poderão se sentir, quem sabe, um pouco mais tranquilas, pois pedirão os Ubers autônomos, ou seja, sem motoristas que possam importuná-las; e, assim, farão suas viagens tranquilas.

Esperamos que a inteligência artificial não seja tão evoluída ao ponto de assediar as passageiras. Que os programadores possam pensar em um mundo mais Women Friendly.

 

Próximo Evento:

Webinar Mentor Up Me: Segmentando Mercados e Clientes

Quando: 24 de novembro de 2016

Hora: 20h

Local: evento on line. Os inscritos receberão o link para conectarem-se no dia e hora do evento.

Inscrições e Investimento: Ainda temos 9 vagas. Clique e aqui.

 

Vídeo da Semana: 

Desafio das Startups: dá um clique.

 

Por Geraldo Campos

Vencedor do Prêmio ENDEAVOR de Educação Empreendedora

CEO Studio Sapienza 

Idealizador do iLAB UNISUL

Coord.  NUEMP/AGETEC UNISUL.

 

 

QUEM JÁ FOI IMPACTADO

Queremos impactar sua vida, carreira e empresa.