EDUCAR PARA EMPREENDER: desenvolvimento de novos negócios na universidade – Formação de Professores

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EDUCAR PARA EMPREENDER: desenvolvimento de negócios na universidade - formação de professores

O que esperar

Para quem é

Carga horária

Programação

MUITO MAIS QUE UM DIPLOMA,
UM PROJETO DE VIDA

As universidades e as instituições educacionais necessitam pensar a educação do futuro, buscando metodologias que possibilitem com que o estudante possa ser o ator de seu processo de aprendizagem.

Que possa desenvolver ao longo de sua formação projetos que possam colocar em prática a teoria vista em sala de aula, criando empresas, gerando valor, riquezas, novos negócios, emprego e impacto socioambiental.

CRIAÇÃO – AÇÃO – APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO

EDUCAR PARA EMPREENDER é um curso que tem como objetivo a formação de professores para que estes possam complementar suas práticas junto aos seus estudantes, criando possibilidades de desenvolvimento de projetos, novos negócios, inovações e startups utilizando práticas inovadoras de aprendizagem (flip classroom, b-learning, aprendizagem por desafios, effectuation, entre outras), aplicadas nas startups do iLAB – Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da UNISUL.

. Professores universitários, centros universitários e faculdades
. Gestores de incubadoras, aceleradoras e coworking spaces
. Gestores públicos
. Gestores de instituições privadas e instituições de fomento a inovação e empreendedorismo
. Interessados em Educação Empreendedora

A carga horária é de 20h, sendo: 12 horas presenciais e 8 horas virtuais.

Dia 1

. Seja Bem Vindo Como Gerar Networking
. A ação do professor no desenvolvimento da Educação Empreendedora
. Construção de equipes de alto impacto

Dia 2

. iLAB Thinking para a geração de negócios
. Prática da Metodologia Empreender na Universidade e TCC Startup
. Desenvolvimento de Novos Negócios iLAB Canvas Book

Dia 3

. Sistemas de Inovação em Universidades
. Ecossistemas e Laboratórios de Inovação e Empreendedorismo
. Criação de Experiências de Educação Empreendedora
. Soluções para
Educação Empreendedora

As noites são destinadas aos trabalhos em grupos e ações sociais e culturais.

Conteúdo e Metodologia

Educar para Empreender

O Papel do Professor

Inovação e Empreendedorismo em Universidades

Ferramentas para Desenvolvimento de Negócios

Muita Interação

Networking e Trocas de Experiências

Sistemas de Inovação em Universidades

Construa laboratórios de empreendedorismo

Contextualização técnico-científica, cultural e social

As atividades são desenvolvidas com base em estudos científicos, com uma metodologia que agrupa as Múltiplas Inteligências de Gardner, o Desenvolvimento de Competências Essênciais de Prahalad e Hamel e as teorias de Coaching desenvolvidas pelo Studio Sapienza. Estas ações buscam gerar conhecimentos, habilidades, atitudes e experiências que possibilitem o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, gerando estratégias e ferramentas para a atuação profissional. Tem como resultado a geração de valor a sua ação pessoal, profissional e social.

Ministrante

Prof. Geraldo Campos

Vencedor do Prêmio Nacional ENDEAVOR de Educação Empreendedora de 2016, com o case TCC Startup: Transformando Trabalhos de Conclusão de Cursos em Negócios Inovadores

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC,Brasil)  Mestre em Administração (UNISUL, Brasil); Especialista em Gestão Cultural (Scuola di Ravello, Itália); Formação em Educação Empreendedora (Babson College, USA); Formação em BSC para a Inovação Social (Universidad de Guadalajara, México); Especialista em Desenvolvimento Humano (UCAM, Brasil); Graduado em Educação Física e Esportes (UDESC, Brasil.

Professor de pós-graduação e graduação da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, nas áreas de Inovação, Empreendedorismo, Gestão Empresarial, Desenvolvimento de Competências e Gestão de Carreiras.

Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da AGETEC/UNISUL; Coordenador do iLAB – Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da UNISUL; Conselheiro do INAITEC – Instituto de Apoio à Inovação e Tecnologia da Palhoça. CEO do Studio Sapienza.

Palestrante, consultor e mentor nas áreas de Promoção da Inovação, Gestão Empresarial, Educação Empreendedora, Desenvolvimento de Novos Negócios e Ambientes e Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo. 

Membro das Redes: REDICIS – Rede Interamericana de Colaboratório de Inovação Social (OUI-COLAM, Colômbia); GESIT – Rede de Gestão e Inovação Social e Tecnológica (Universidad Tecnológica de Panamá, Panamá); REDE NIFS – Programa Academia – Rede de Negócios de Impacto e Finanças Sociais (Instituto de Cidadania Empresarial – ICE, Brasil); LIS – Laboratórios de Inovação Social (Open Hub, Itália); Rede de Mentores do Brasil (São Paulo, Brasil). 

Mentor nos Programas: iLAB – Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da UNISUL; Startup Weeked Santa Catarina; Social Good Brasil Lab; 100 Opens Startups; Choice Up Artemisia; Hackthon Desenvolve SC; Cocreation Lab Centro Sapiens. 

 Autor do Livro Recortes Corporativos: reflexões sobre cultura, gestão e sociedade, Ed. Studio Sapienza; Turismo de Aventura, Ed. Unisul Virtual, além de capítulos de livros, artigos científicos e outras publicações.

Currículo Completo na Plataforma Lattes

Participação no Webinar Transformando o Ensino do Empreendedorismo ENDEAVOR Brasil

Confira a Experiência na Babson College

Informações e Inscrições

Você pode levar esta palestra para a sua Universidade, Escola ou Empresa.

ENTRE EM CONTATO 

QUEM JÁ FOI IMPACTADO

Queremos impactar sua vida, carreira e empresa.