Dificuldades para a readequar o planejamento de aulas.
Que os desafios enfrentados por professores, estudantes, pais e instituições de educação foram enormes todos nós que de alguma forma temos uma relação com educação ou temos pessoas próximas em fases escolares ou universitárias sabemos e vivenciamos.
Para mim dentre estes atores os que mais foram desafiados foram os professores. Muitos nunca haviam atuado de forma digital e não tinham ideia de como seria dar aulas sem uma sala de aula tradicional.
Muitas instituições educacionais não estavam preparadas para a digitalização, dificultando ainda mais a atividade do professor que em muitas vezes teve que buscar alternativas sozinho, navegando na internet ou em busca professores que pudessem trocar experiências.
Criamos uma série de eventos online, cursos e ferramentas que pudesse ajudar professores e instituições educacionais neste momento difícil e vimos que boa parte dos professores nunca tinham desenvolvido atividades online, nem como professor; e, nem mesmo como aluno.
Resolvemos fazer uma enquete no meu perfil do Linkedin para que pudéssemos compreender que dificuldades os professores possuem neste momento de repensar o novo ciclo letivo de 2020.
Foram 27 votos, 6 comentários e mais de e 3 mil visualizações da postagem.
Dentre as possibilidades de respostas tínhamos: ferramentas de planejamento; adequação dos conteúdos; metodologias online; e, ferramentas tecnológicas.
Destas houve um maior destaque para as Metodologias online com 44% dos votos, seguidas pelas de mais opções todas com 19%.
Então, vamos para as nossas reflexões. E como você sabe é apenas uma das possíveis lentes que podem ser colocadas sobre esta enquete, e fique muito a vontade para fazer seus comentários sobre outras possíveis lentes.
Não começarei a análise pela mais votada, mas sim pelas outras que coincidentemente tiveram a mesma votação, 19%.
Me parece que é comum as professores as suas dificuldades quanto ferramentas de planejamento, adequação dos conteúdos e ferramentas tecnológicas, já que estas de alguma forma se tornaram base para o desenvolvimento das aulas online.
Aqui, cabe uma tentativa de tentar gerar uma sincronicidade. O planejamento auxilia a visualização do que deve ser realizado (e aqui utilizamos o modelo do Canvas do Professor), identificando que ferramentas tecnológicas estão disponíveis para que o professor possa olhar para os conteúdos existentes e os objetivos de aprendizagem e tentar adequá-los para que as atividades formativas possam ser desenvolvidas em ambientes online.
Neste momento que as metodologias aparecem. Compreendido o planejamento, identificada as ferramentas, realizada as adequações dos conteúdos para as ferramentas ressalta as metodologias, como apresentado pelos professores na pesquisa.
Agora vamos fazer um olhar a partir das metodologias.
Compreendendo as possíveis metodologias a serem utilizadas no ambiente online, propiciando a interação, a atenção, a execução, a colaboração, a cocriação, a resolução, a avaliação e etc; consegue-se por meio das ferramentas, adequar os conteúdos e planejar as aulas, facilitando assim o processo de construção da jornada letiva.
Desafios, que por vezes; e, tentando ser didático, não se sabe que nasceu primeiro. E para alguns o que devo fazer primeiro.
Estamos todos aprendendo. Mesmo os mais experientes em educação à distância, que agora até mudou de nome para educação online, estão buscando novas formas de trabalhar.
Um aprendizado, que deve ser pautado e centrado nos estudantes, pois as limitações e dificuldades não estão apenas nos professores e em suas infraestruturas para ministrarem as aulas, mas podem estar nos estudantes, pois nem todos tem acesso a conexões de internet, artefatos tecnológicos e a ambientes da casa adequados para os momentos de estudo.
É necessário um fazer em busca de um equilíbrio, um caminho do meio. Nem muita tecnologia que sobrecarregue o professor e acabe com a banda de internet do estudante e nem muito assíncrono que impossibilite a interação do estudante aumentando ainda mais o seu isolamento.